quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
O PEIXE NO AQUÁRIO E O MAR
Cleidiney Moreira de Jesus ²
Foi observado que frequentemente deparamos com situações que requer uma análise profunda de atitude a ser tomada e que depende de uma fundamentação de conhecimentos e visão do todo, no entorno, visto que se algum detalhe não for suficientemente analisado, gerará transtornos por vezes irreversíveis ou a um custo absurdo para retornar ao ponto anterior, isto quando possível. Ao analisar a situação do pequeno e solitário peixe, podemos associar suas possíveis aspirações, dilemas e decisões que poderiam ser tomadas e às quais não tem domínio total.
No mercado de trabalho e em nossa convivência em sociedade, temos que tomar algumas decisões repentinamente e não fazemos a análise completa da situação e, com freqüência nos arrependemos quando vemos o resultado da ação precipitada. Portanto é necessária uma busca continua e acentuada (treinamento) por especialização em análise de causa-efeito e custo-benefício para cada atividade que pretendemos resolver, com uma visão crítica, holística e salientando sempre nossas limitações físicas, econômicas e de tempo disponível. Para isso, e apoiado em tecnologia, surge a cada dia organizações e software para auxiliar e direcionar ações em busca de uniformização de procedimentos, facilitando a mensuração de parâmetros de melhores práticas bem como simulação dos resultados e entrelaces, após cada ação desenvolvida.
Para o empreendedor, os riscos não são problema, pois querem implementar suas idéias e mudar uma realidade com a qual já não aceitam. Eles tirarão lição dos fracassos impostos para assim conseguir saltar outros percalços que encontrarem em seus caminhos. No empreendedorismo o objetivo tem força imperativa sobre os riscos e, nesse desafio logram êxito até em situações que outros achariam impossível.
Palavras-chave: Tomada de Decisão; Causa-Efeito; Custo-Benefício; Empreendedorismo.
___________________________________________________________________
¹ Trabalho de GIEMP, prof. Zanoni.
² Turma 08N3, curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras de Ipatinga - 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário