terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Produção de Petróleo – Os processos de refino.


“PRODUÇÃO DE PETRÓLEO – OS PROCESSOS DE REFINO”

A extração de petróleo no Brasil tem crescido em média 7% ao ano, segundo pesquisas. Temos uma grande riqueza. Agora com o pré-sal o Brasil já está criando novos empregos, novas oportunidades de investimento.
O petróleo como matéria prima, sem passar pelos processos de refino, não tem nenhuma valia. Os processos de refino, a derivação dessa matéria prima, é o que nos garante a riqueza.
Os produtos derivados mais conhecidos do petróleo são: o gás que usamos para esquentar os alimentos, naftas (resíduos da retificação do petróleo), óleo diesel, querosenes, óleos combustível, asfalto, lubrificantes, combustíveis marítimos, solventes, parafinas e coque de petróleo.
Para se adquirir cada produto desse, é necessário um processo de refino diferente. Nenhuma refinadora é igual a outra. Cada produto tem suas características exclusivas.
Existem técnicas novas de refino que aceleram o processo utilizado o processamento químico, térmico ou catalítico nas derivações podendo criar outras derivações, chamado de conversão, onde transformadas em outras de melhor poder econômico.

Toda fase do refino, é criado um subproduto que é interessante na comercialização pela lucratividade e baixo custo operacional.

Basicamente as fase de refino são: separação, conversão, tratamento, processos auxiliares.

O processo de extração, produção e refino atualmente tem poucos concorrentes. È interessante que o país apóie e forneça condições de crescer nesse ramo pois os benefícios que o refino traz são boas além da maior quantidade possível de derivados de alto valor comercial, a diminuição de geração de produtos de pequeno valor no mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário